Karate Do

SOBRE O KARATE DO E SUA PRÁTICA


Karatedo ou Karate Do  é a forma moderna de karate, que surgiu influenciada per um movimento ocorrido entre o fim do século XIX e o começo do XX. Tal movimento marcou praticamente a todas as modalidades de luta japonesa, como kenjutsu, jujutsu, bojutsu etc., que se transformaram com abordagem mais filosófica.

Entende-se como Karate Do (em japonês: 空手道) a prática complementar de formação cultural e desportiva baseada no desenvolvimento peculiar dos sistemas de defesa pessoal e evolução interior característicos de Okinawa em seus primórdios (século XVIII) e do Japão a partir do início do século XX.

Karate é uma palavra japonesa que significa "mãos vazias". É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. O maior objetivo do karate é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. O karate-ka (praticante de karate-do) utiliza como armas as mãos, os braços, as pernas, os pés, enfim, qualquer parte do corpo.

Além de ser um excelente meio de auto-defesa, o karate também é um meio ideal de exercício. Ele desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora,o condicionamento físico e é reconhecido também por seus valores terapêuticos.

O combate desarmado nasceu antes da história escrita, mas as origens mais remotas são obscuras, muitas vezes encobertas pelo folclore de uma variedade de culturas do mundo. Várias formas de combate desarmado eram praticadas na Índia, na China, em Formosa e em Okinawa, uma ilha ao sul do Japão. Em Okinawa, as lutas desarmadas foram desenvolvidas em segredo durante muito tempo, devido à influência dos fidalgos japoneses que conquistaram a ilha, proibindo os seus súditos de carregarem armas. Esta proibição de andarem armados obrigou muitas pessoas a praticar formas de combate sem armas, em segredo.

O karate moderno nasceu na época em que o finado Mestre Gichin Funakoshi (1868-1957), então líder da Sociedade Okinawa de Artes Marciais, foi solicitado pelo Ministério da Educação do Japão, em maio de 1922 a conduzir apresentações de karate em Tóquio. A nova arte foi recebida entusiasticamente e foi introduzida em várias universidades, onde criou raízes e começou a florescer.

Devido ao fato do karate ter sido praticado secretamente no passado, um grande número de escolas e estilos (Ryus) foram desenvolvidos. Hoje existem inúmeras escolas no Japão, sendo as mais destacadas: Shotokan, Goju-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu, todas com ramificações pelo mundo afora.
 

História


Mestres do Karate de Okinawa dentre eles Gichin Funakoshi Sensei e Kenwa Mabuni Sensei.
Font: http://www.shudokan.jp/

O movimento passou a tomar corpo entre a transição do século XIX para o XX. Antes, as artes marciais japonesas eram ensinadas como pura disciplina de combate, em círculos fechados e numa linha estrita de mestre/discípulo; naquela época, o karate era referido como tode-jutsu (em japonês: 唐手術, arte das mãos chinesas), eis que a partícula jutsu designa um conhecimento técnico, apenas.

Entrementes, logrando êxito tornar o karate um arte marcial aceita no Japão inteiro (mudando o nome inclusive para significar "mãos vazias"), os mestres Gishin Funakoshi, Kenwa Mabuni e outros, assim como fizera antes o mestre Jigoro Kano, transformando o jujutsu em judô, acrescentaram o ideograma Do (em japonês: , via, caminho, postura), posto a prática de uma arte marcial contar com uma finalidade a mais, a de buscar o conhecimento interior e a plena realização humana, vencendo os seus medos interiores e aperfeiçoando o carácter, obedecendo a regras milenares e a conhecimentos antigos.


Filosofia: O Caminho das Mãos Vazias


Trata-se de uma leitura japonesa do conceito chinês do Tao, e é escrito com os mesmos caracteres em kanji. Assim, o conteúdo semântico vai além do simples significado de "caminho" até atingir o de "método" para a compreensão do ciclo da vida.

Dentro da disciplina do Tao, o aluno conhece também as "Cinco Regras de Dojo kun", ou as 5 Regras do Aprendiz de Karate (a terminologia "kun" significa "aluno", e "Dojo" é o estabelecimento de aprendizado). São regras básicas de conduta, que valorizam acima de tudo valores importantíssimos na pessoa enquanto ser humano: o Caráter, a Sinceridade, Esforço, a Cortesia e o Autocontrole.
Observação interessantíssima: para Sensei Funakoshi, todos os itens do Dojo kun eram importantes, por isso ele enumerou cada um como sendo o primeiro. São eles:








HITOTSU - JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO
1º - Esforçar-se para a formação do caráter
HITOTSU - MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO
1º - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão
HITOTSU - DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO
1º - Cultivar o espírito de perseverança
HITOTSU - REIGI O OMONZURU KOTO
1º - Respeito acima de tudo
HITOTSU - KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO
1º - Refrear a impetuosidade e o comportamento violento



O Karate Esportivo


Ramon Paradiso, atleta e talento de nossa Delegação

Nos últimos anos, foram formuladas regras de combate simulado para se evitar ferimentos graves, com o propósito de introduzir o karate como um esporte competitivo. O karate de torneio é um jogo de reflexos que exige "timing", velocidade, técnica, estratégia, camaradagem e controle, onde prevalecem HONRA, LEALDADE e SENSO DE COMPROMISSO.

Durante os torneios, todos os golpes, embora fortemente focalizados, devem ser controlados precisamente antes do contato. Embora seja muito excitante de assistir, o torneio de karate é considerado, pela maioria dos mestres, como um degrau e não como o objetivo principal no desenvolvimento do karate-ka.

Nos anos 50, as universidades no Japão começaram a promover competições de karate. O 1º Campeonato Mundial de Karate foi realizado em 1970 em Tóquio,Japão, com a participação de 33 países e, desde então, cada campeonato mundial tem sido promovido de dois em dois anos. Em 2002, o 16º Campeonato Mundial realizado em Madri/Espanha teve a participação de 84 paises.

O karate tem se espalhado rapidamente, não apenas entre as gerações mais novas como um esporte para melhorar a força, mas tem se tornado um meio popular de exercício para homens e mulheres de meia-idade para manter a forma. Um número crescente de academias de karate tem aberto e mantido turmas para crianças.


Organização do Karate mundial

Devido a popularidade global do karate como esporte, a formação de uma federação internacional de karate tornou-se necessária. Em 1970, a União Mundial das Organizações de Karate (WUKO) foi criada. Desde então, todos os esforços têm sido feitos para incluir o karate nos Jogos Olímpicos – o maior símbolo das realizações do homem no campo desportivo. No dia 06 de junho de 1985, a WUKO foi oficialmente reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Em 1993, na Argélia, para adaptar-se às regras do Comitê Olímpico Internacional, a Federation Mondiale de Karate (FMK), também conhecida como World Karate Federation (WKF), absorveu a antiga WUKO, fato este que trouxe um desenvolvimento direcionado à promoção do karate mundial. No dia 18 de Março de 1999 o COI em sua 109º sessão (Seul) ( certificado do COI ) confirmou o reconhecimento em caráter definitivo da FMK/WKF, de acordo com o artigo 29 da carta Olímpica, como a federação mundial dirigente da modalidade karate.

Além da intenção de incluir o karate nos Jogos Olímpicos, o objetivo da WKF é de unificar todas as organizações que pratiquem karate, como esporte ou como uma arte tradicional, além de lutar também para promover ligações dentro de um espírito de amizade entre os karatecas do mundo. A WKF representa o karate mundial e coordena todas as atividades de karate ao redor do mundo, estabelece regras técnicas e operacionais, organiza e controla reuniões internacionais e toma as decisões sobre vários assuntos que possam surgir entre os membros.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger