quinta-feira, 28 de julho de 2011

Grandes Mestres do Karatê - Chojun Miyagi


O sensei Chojun Miyagi nasceu a 25 de Abril de 1888. Começou a treinar Karate com o sensei Kanryo Higaonna com a idade de 14 anos. Tal como o seu professor e devido ao grande talento natural e determinação feroz progrediu rapidamente. Apesar do seu treino ser severo sempre praticou de forma árdua e com um entusiasmo incomparável, comparativamente a outros estudantes. Chojun Miyagi tornou-se "uchi deschi" (o discípulo privado) do sensei Kanryo Higaonna.


O sensei Chojun Miyagi, como sucessor da arte Naha-Te, levou aos limites da resistência o seu desejo de igualar a habilidade extraordinária do seu professor. Para tal, em 1915 viajou para Fuzhou, China, onde já o seu professor tinha estudado artes marciais. Esta foi a primeira de três viagens à China que este sensei fez.


De regresso a Okinawa começou a ensinar artes marciais na sua casa em Naha. Posteriormente ensinou no Centro de Treino da Polícia da Prefeitura de Naha.


O sensei Chojun Miyagi trabalhou arduamente para espalhar o Karate ao longo de Okinawa e do Japão para Naha-Te ganhar um estatuto igual ao das artes japonesas de Judo e Kendo altamente respeitadas. Para isso viajou frequentemente para o Japão onde foi convidado a ensinar Karate nas Universidades de Kyoto, Kansai e Ritsumei Kan. Em 1933, o Karate estava registado no Butokukai, o centro de todas as artes marciais japonesas.


O sensei Chojun Miyagi dedicou toda a sua vida ao karaté, ele foi o responsável por estruturar Naha-Te (que nomeou depois como Goju-Ryu) numa disciplina sistematizada para ensinar à sociedade em geral. Este sistema de ensino habilitou o Karate para ser ensinado em escolas, de forma a que atingisse numerosos praticantes pelo mundo. Porém, o ensino privado, na sua casa permanecia estritamente ligado aos princípios e tradições do seu professor sensei Kanryo Higaonna e do professor deste, o sensei Ryu Ryu Ko.


O nome de Goju Ryu surgiu mais por acidente que por designo. Em 1930, muitos mestres perguntavam ao melhor estudante do sensei Chojun Miyagi, Shinzato Jin'an, que escola é que ele praticava. Como Naha-Te não tinha nenhum nome formal ele não consegui responder à questão. De regresso a Okinawa, deu conhecimento da situação ao sensei Chojun Miyagi. Depois de muito pensar, o sensei Chojun Miyagi decidiu-se pelo nome Goju-Ryu (escola dura e suave) como o nome mais adequado ao seu estilo. Este nome foi retirado de um texto de Bubishi (texto chinês clássico nas artes marciais e outros assuntos). Esta linha, surge num poema que descreve os oito preceitos das artes marciais, lê-se "Ho Goju Donto" ( o modo de inalar e exalar é dureza e suavidade).


Shinzato Jin'an, um aluno muito talento que o sensei Chojun Miyagi tinha escolhido como seu sucessor foi tragicamente morto durante a II Guerra Mundial. Depois da guerra, o sensei Chojun Miyagi escolheu o sensei An'ichi Miyagi para transmitir o Goju Ryu à próxima geração.


O sensei Chojun Miyagi faleceu a 8 de Outubro de 1953 e hoje em dia o Goju Ryu divide-se por todo o mundo. O Karate já não pode ser só considerado como parte de Okinawa ou do Japão, mas sim uma arte de todas as nações e de todos os povos do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger