segunda-feira, 11 de julho de 2011

Karatê e Ibuki

Ibuki é uma técnica especial de respiração para o Karate. Ele pode ser ligado anteriormente ao Budismo e até a uma seita particular chamada Hindu Yoga. Ibuki é similar ao kiai de Sumo e Kendo.

Karate é a concentração mental e sincronização do corpo.

O ponto de contato com o alvo precisa ser focado e suportado pelo corpo inteiro, concentrado até sua última parte. O corpo sustentando o ataque também deve permanecer firme no chão no momento do impacto. Por exemplo, no soco:

1. O primeiro contato com o alvo é sustentado pelo
2. pulso, sustentado pelo
3. braço, sustentado pela
4. região do ombro, sustentado pelos
5. músculos abdominais e região dos glúteos, sustentados pela
6. coxa, sustentada pela
7. perna, sustentada pelo
8. calcanhar.

Então, em um soco o punho deve ser sustentado diretamente do calcanhar, firmemente enraizado no solo no momento do impacto. Se um dos músculos envolvidos se contrai mesmo um pouco antes, a velocidade total do ataque diminuirá. Se os músculos se tensionam tarde ou fracamente, o ataque se torna fraco porque essa conexão é perdida. A força da cadeia inteira é igual à de seu elo mais fraco. Por isso, o karateka deve aprender a sempre usar o corpo inteiro quando soca, chuta ou bloqueia. Se o soco, chute ou bloqueio é feito somente com a extremidade (por exemplo, a mão ou pé sozinhos), isso não é karate.


Ibuki é a exalação, com vigor, do baixo abdome. Por vezes é chamada de “mãe de todas as técnicas” porque eventualmente irá melhorar todas as técnicas do karate, sejam elas kihon, kata ou kumite. É quase impossível tensionar todos os músculos envolvidos no mesmo exato momento e segurá-los na sua forma mais firme sem ibuki. Ibuki sincronizará a tensão em todos os músculos para ajudá-los a se concentrar mais fortemente e fazer com que seja possível contrair o corpo inteiro no mesmo momento. Por concentrar sua força em uma única ação, ibuki ajuda a excluir todos os músculos não relevantes para o movimento na ação, fazendo com que a sua execução da técnica seja mais rápida e mais forte. Lembre-se de que todas as técnicas do karate são alcançadas primariamente usando-se o baixo abdome e a região dos glúteos. Se esta região não desliza com a técnica, você não alcançará seu alvo. Mãos e pés são somente partes da técnica.


Uma vez que força e velocidade dependem dessas áreas, elas são o centro de todas as técnicas do karate. No ibuki, uma exalação mais forte do baixo abdome resultará numa técnica mais forte, e uma exalação mais curta resultará em uma técnica mais rápida. Se você se concentrar no som do seu ibuki (exalação) enquanto escuta um mantra, essa concentração reduzirá os pensamentos conflituosos e aumentará sei (tranquilidade). Exercitar isso reduzirá qualquer movimento “telégrafo” da técnica.


Assim que a técnica terminar, inspire pelo abdome (não pelo peito), para estar pronto para o próximo ibuki!


Exercícios para Ibuki incluem:
1) “Centro da contração”
2) Shiko-Dachi (contração de coxas, pernas, pés)
3) Shiko-Dachi (contração da região dos ombros)
4) Ki focado (zanshin) através da mirada (mesen) en shiko-Dachi
5) Relaxamento e movimentação de quadris em Shiko-Dachi
6) Soco (tsuki) en Shiko-Dachi
7) Zenkutsu-Dachi
8) Sincronização em Zenkutsu-Dachi
9) Movimento sincronizado em Zenkutsu-Dachi

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger