Alguém sabe qual é a situação mais difícil que um atleta pode enfrentar?
Não poder competir. É isso mesmo, não é o treino puxado pois a este o atleta ja esta acostumado, este faz parte da sua rotina diária, o verdadeiro atleta quando não treina sente que lhe falta alguma coisa. As horas que um atleta passa se preparando são difíceis, é um sacrificio pessoal muito grande, a maioria dos atletas tem sua vida griando em torno do esporte, seus melhores amigos estão lá, o esporte é sua fonte de conquistas, realizações e alegrias, com isso muitas vezes abdicando de vida social mais intensa. Todas essas dificuldades são dribladas pelo amor ao esporte e pela vontade de vencer.
Vários motivos podem impedir um atleta de participar de uma competição e vou citar alguns:
- Contusão: é muito ruim estar contundido, não se pode nem treinar direito, mas é algo passageiro faz-se o tratamento e volta em algum tempo, atletas sabem que contusões acontecem se também sabem lidar com elas.
- Não ter obtido classificação: um atleta de verdade nessa situação vai procurar em sí mesmo o que precisa ser melhorado e treinar ainda mais para as próximas competições.
Mas o pior motivo é a falta de dinheiro.
Façamos um exercício imaginativo, O atleta esta preparado, treinando forte para vencer, venceu uma etapa regional que ocorreu na sua cidade, para participar desta etapa não precisou arcar com despesas extras, apenas sua inscrição, venceu e classificou para o campeonato estadual.
No campeonato estadual ele pagou sua inscrição e fez uma vaquinha entre pais, parentes, amigos, professor e mais todos que pudessem ajudar para pagar sua viagem e alimentação, venceu a etapa e se classificou para o campeonato brasileiro.
Aí a coisa pega, com o campeonato marcado para uma cidade muito longe da sua os gastos sobem muito, a vaquinha não é suficiente sendo necessário um patrocínio, encontrar um patrocínio é como encontrar agulha num palheiro, nesse caso o atleta fica sem competir, apesar de possuir todos os requisitos técnicos e físico.
Ficar sem competir por falta de dinheiro, por sí só não faz nenhum atleta abandonar o esporte na mesma hora, mas vai minando a sua vontade e com o tempo, sem apoio, ele vai abandonar o esporte para "cuidar da própria vida".
Quem não conhece mais profundamente a questão pode se perguntar se governo não ajuda os atletas. Muitos municípios ajudam financeiramente seus atletas e essa ajuda é muito importante, mas é insuficiente frente ao tamanho das despesas.
O governo federal tem leis e programas de incentivo ao esporte através de renúncia fiscal, pessoas físicas podem descontar até 6% do valor do seu imposto de renda para ajudar associações de atletas.
Num país que será sede de uma olímpiada deve-se criar a cultura do patrocínio, o esporte sempre passará a imagem da superação dos limites, da conquista e da vitória. Tomara que os empresários possam direcionar parte dos seus investimentos em propaganda para o patrocínio de atletas, saibam que ajudar a formar um campeão é mais barato do que se associar a um campeão ja pronto.
PS - se alguém se interessar em ajudar algum de nossos atletas entre em contato pelo email: karatefranca@gmail.com


10:30
Marcos Roberto Alves

0 comentários:
Postar um comentário