quarta-feira, 20 de julho de 2011

KUMITE

O Kumite é a arte da luta propriamente dita. Mas as modalidades de kumite podem ser bastante diferenciadas.

Jiu-ipon-kumite
É bastante parecido com o kihon (luta combinada), com anunciação do golpe, mas com a diferença, do atacante poder se movimentar livremente, e a escolha do angulo de ataque. Tentando dessa forma minar a defessa do oponente.
Dessa forma o defensor se posiciona de forma a assimilar melhor o golpe e ter chance de poder desferir um contra ataque.
Tanto o golpe, quanto o contragolpe, devem ser desferidos de forma a definir a luta com esse golpe. Ou seja a concentração e o kime (força e agilidade) são utilizados, como se fosse a única chance de se ganhar esse combate, com precisão e potência.

Jiu-kumite sem força
Também conhecido como sombra, é uma modalidade mais livre de combate, sem a anunciação do golpe desferido, porem com o cuidado de encaixar os golpes, sem que os mesmos entrem em contato direto com o corpo do oponente.
O combate poderá ser orientado tanto para treinamento de ataque, quanto de defesa, sendo que bons reflexos são exigidos para esse tipo de treinamento.
Esse tipo de treinamento tem como objetivo, desinibir o atleta, bem como desenvolver sua alto confiança, sem que aconteçam maiores contatos físicos para isso.

Jiu-kumite com força
Luta em estilo livre, estilo competição, com golpes firmes e fortes, demonstrando kime e riquiashi (puxada rápida), para que o golpe tenha validade.
Essa modalidade de kumite, exige o máximo de concentração e auto controle, afim de que acidentes sejam evitados.

Shiai-Kumite
Ou kumite competição, é a luta pela conquista de pontos, conforme o regulamento do karatê competição. Consiste em dois atletas, tentando desferir o golpe perfeito, porem freando o golpe suficientemente próximo ao alvo.

Kihon kumite
Constitui o caminho usual para iniciar-se no domínio do kumite.As diferentes formas de realização é preciso contemplá-las por separado e adaptá-las às intenções didáticas mais adequadas a sua estrutura.

Gohon kumite
Enfrentados por casais, atacante e defensor dão cinco passos consecutivos, o um avançando e o outro retrocedendo. Os movimentos de ambos, ao igual que o único nível de ataque, estão estabelecidos de antemão, o mesmo que o contra-ataque, que se realiza ao finalizar. As ações técnicas devem mostrar uma perfeita forma de execução unida à força e precisão necessárias.

Sanbon kumite
Com desenvolvimento similar ao anterior, realiza-se dando três passos consecutivos. É conveniente como elemento de progressão que uno ou ambos dos componentes varie tanto as técnicas como os níveis de execução das ações.
Nihon kumite-Com estrutura parecida aos dois anteriores, está formado por dois ataques lineares consecutivos, realizados em dois passos. Tanto os ataques desenvolvidos, como os níveis a que se efetuam podem variar, realizando-se ao final o correspondente contraataque.Os movimentos se realizam aumentando a velocidade tentando desenvolver o sentido do encadeamento, aumentando a fluidez nos deslocamentos e a utilização controlada da inércia nos ataques, aos quais deve adaptar-se o defensor, tentando não ser extravasado conseguindo a devida firmeza posicional e a distância adequada para realizar o contra-ataque.

Ippon kumite
A um só ataque, realizado num único passo, as ações de defesa e contraataque devem ser coordenadas e cada vez mais velozes. O alvo que se trata de atingir fica determinado de antemão e os dois oponentes se alternam na realização das técnicas de ataque e defesa, com o objetivo de aprender a fazer uso de ambas técnicas e adquirir a distância adequada.

Jiyu ippon kumite
Constitui uma variante evoluída do ippon kumite. Os objetivos deste tipo de treinamento são adquirir o sentido da distância, parar, atacar, conhecer os movimentos do corpo e o deslocamento do centro de gravidade e lançar a ação definitiva. Um dos oponentes, depois de anunciar o objetivo que pretende atingir, lançará um ataque repentino com grande vigor e a máxima velocidade. O defensor parará e contraatacará. Este sistema de treinamento é a fase prévia preparatória para o jiyu kumite.

Rensoku ippon kumite
Realizado a um só passo o ataque se desenvolve por meio de duas técnicas consecutivas, as quais devem ser interceptadas pelo defensor, dentro igualmente de um único deslocamento, antes de efetuar o contra-ataque. Tanto as técnicas de ataque como seus níveis estão estabelecidos de antemão, podendo variar as defesas e os contra-ataques efetuados.

Yakushoku kumite
Constitui uma das variantes mais complexas e formalistas do kihon kumite. Dentro de um número mais ou menos amplo, mas consecutivo, as ações se acham estabelecidas de antemão e regidas pela observância da forma técnica. Em seu desenvolvimento, os ataques e defesas mútuos se vão sucedendo ininterruptamente, estabelecendo um completo curso de ensino com respeito a oportunidades, deslocamentos e resolução de possíveis situações dadas num combate real. Tudo isso forma em seu conjunto uma modalidade próxima aos bunkai dos katas, requerendo seu domínio um profundo conhecimento dinâmico do karate-do.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger