quarta-feira, 20 de julho de 2011

Quase 1 milhão de crianças treinam artes marciais em escolas públicas

Mais de 800 mil crianças e adolescentes treinam artes marciais em quatro mil escolas públicas em todo o país. Todos fazem parte do programa de educação integral Mais Educação, que estende o tempo na escola para prática de esportes e atividades extracurriculares. As artes marciais oferecidas pelo programa são taekwondo, judô, capoeira e caratê.

O judô é praticado pela maioria dos alunos, são 280,9 mil estudantes em 1.355 escolas; o caratê vem logo depois com 128,5 mil alunos aprendendo a luta em 597 escolas. O taekwondo encantou 80,2 mil estudantes em 373 escolas; e a capoeira, luta brasileira com raízes africanas tem 338,9 mil alunos em 1.692 escolas.

Caratê - Uma das escolas que se destaca no ensino de caratê é a Escola Municipal Nestor José Soeiro do Nascimento, na periferia de Manaus. Mestre Antônio ensina a arte a 60 estudantes sob o lema “primeiro o diálogo, depois a autodefesa”.

As palavras de sabedoria são fundamentais para os adolescentes da região que estão próximas de vários tipos de violência, como tráfico, trabalho infantil, aliciamento. Ele explica que essa luta ajuda na concentração, no equilíbrio físico e mental. O professor tem 34 anos e luta desde os cinco.

Para unir o esporte ao estudo Antônio sugeriu que só alunos com notas azuis poderiam treinar, segundo ele a medida foi bem sucedida. Atualmente 80% dos estudantes que fazem a arte marcial têm notas azuis e o índice de agressão caiu muito.
- Quando cheguei à escola, vi um show de notas vermelhas nos boletins. Propus a eles que para treinar caratê tinham que tirar notas azuis. É um saldo maravilhoso.

Fonte: Site do MEC

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger