terça-feira, 23 de agosto de 2011

E a sua velocidade... como vai?

Reproduzo aqui uma matéria muito interessante encontra em: http://pintokaratedojo.wordpress.com/category/treinamentos/page/3/ recomendo muito as outras matérias também, tem muita coisa interessante por lá.

175 cm 54 kg, não se trata das medidas de uma Miss Pernambuco, era meu físico quando comecei a treinar karate com 15 anos de idade e sim, eu não colocava muito medo de respeito nos outros com esse físico avantajado.

Nos treinos tinha poucas opções, e tentar medir forças com alguém mais forte com certeza não era uma delas, então descobri que poderia ser forte caso fosse mais rápido que os outros , apartir disto comecei a desenvolver minha velocidade e as técnicas de defesa com os sabaki’s ( esquivas).
Hoje vou falar da velocidade. Todo o meu treino particular se concentra nela, penso que um fundamento forte e uma velocidade boa com certeza você irá desenvolver uma boa potência nos seus golpes. No começo da descoberta tudo foi bem , mas com o tempo o nível do meu dojo tornou-se igual dentre os meus sempai e alguns kohai e por mais que eu praticasse com os pesos, elásticos e toda a parafernálha que vocês já conhecem, eu não conseguia desenvolver mais.
Foi então que entendi que a velocidade não se resume somente na forma que você se desloca, mas também na forma que você pensa e executa( isso é em tudo), a cabeça tinha que ser treinada, e foi um livro de histórias de ninjas ( isso mesmo) que apareceu a resposta.
“Aprenda a mascarar sua wa (harmonia), suas ações e intenções, assim o seu inimigo não le-rá seus movimentos, não lembro que página era , mas o título do livro era A MIKO ( feiticeira), e falava da busca de uma ninja querendo aprender a não mostrar suas intenções para os adversários, isso aplicando em várias áreas, não somente na luta .
Então pensei que se eu esconder o que quero fazer os outros só saberiam quando estiver feito.
Mundial WKF 2008
Vou encurtar por que já estou ficando chato nessa lenga lenga, o que quero dizer é que se desfaça de todos os movimentos inúteis que venham a aparecer quando você inicia uma técnica, seja ela um keri, tsuki, sabaki ou estratégia, isso vai deixar você mais rápido, se desfaça das caras e bocas que a maioria está acostumada a fazer nos treinos e consequentemente nas competições, pois isso não expressa o espírito de karateka apenas avisará ao seu adversário a sua intenção. Trata-se de uma arte marcial e não uma arte cênica!
Observe os seus colegas de treino e até você mesmo, note que sempre temos um “vício” que às vezes é simples e quase não notamos, mas para um experiente serve de aviso e deixa você vulnerável. Esses vícios podem ser uma mão que baixa quando vai se aplicar um maegeri, uma testa que franze quando aplicamos um oitsuki, um kiai adiantado, uma mudança de kamae para facilitar um golpe, uma mudança no “step ” ( no caso do karate esportivo).
Conheço muitos campeões de karate canhotos que mudam o seu kamae para poder chutar com a perna esquerda ou socar com a mão direita, observe isso no seu dojo e nas competições.
Eliminando tais vícios, sua velocidade vai aumentar com certeza, falo com conhecimento de causa. Por mais bonita que seja aquela postura, aquele olhar de malvado ou até aquele teatrinho que alguns sempai gostam de fazer para impressionar os kohai ( meu sempai Clayton deveria ser ator de cinema , hehehe) só faz atrapalhar.
Não é necessário vídeo ou fotos nesses poste , apenas pratique na frente do espelho sozinho, no kihon, kata e principalmente no kihon ippon, jyu ippon e kumite.
All Japan 2008
Eu tenho certeza que você já aplicou uma técnica sem a intenção precipitada de ataque com uma velocidade acima da sua, com a mente e o corpo relaxado e o seu oponente perdido na leitura dos seus movimentos.Hoje, pensando sobre o poste, lembrei do Gorin No Sho( livro de estratégias de Musashi Sensei). No livro da água, ele fala sobre a postura do corpo na estratégia e menciona o seguinte:
“…sua testa e o espaço entre os seus olhos não devem ficar franzidos”.
É uma nítida citação de como esconder suas intenções, pois em 99% dos casos de testas franzidas você está mostrando que está “querendo comer o figado do seu adversário”.
Imaginem assim, a Ferrari é uma máquina capaz de chegar a 120 km/h na marcha ré, tem todos os acessórios, bancos de couro, vidros elétricos, teto solar, porta-copos e todas as belezas de um carro de luxo, mas os carros mais velozes são os da Fórmula 1, chegam a 300 km/h, já viu o que tem neles? ( ta , eu sei que tem carro esportivo que é bem mais veloz, mas o exemplo deu para ser entendido né?)
Livre-se do que não serve, por mais belo que seja, trata-se apenas de um estorvo , peso inútil, a eficiência é o que conta!
Oss!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger