segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O sucesso do UFC pode trazer benefícios a todos nas artes marciais

Aparentemente uma academia onde se ensina o karatê nada tem a ver com UFC, Vale tudo, MMA, os professores mais tradicionais vão correr a dizer que aquilo só se trata de violência e que o Karatê é antes de tudo respeito e a não violência é um de seus pilares fundamentais.

Vamos por partes então:
1º na minha opinião a violência esta em cada pessoa, um revolver carregado não é violento a pessoa que o dispara sem razão é que é.
2º considero o MMA uma modalidade esportiva, o argumento de muitos de que os lutadores se machucam durante a competição se levado ao pé da letra tiraria várias modalidades do mapa. Ja ví braços quebrados em competições de judô, narizes quebrados no karatê, pernas quebradas em jogos de futebol, etc. Os atletas que aceitam participar de competições como estas sabem dos riscos e estão preparados para eles.

Se tratando então o MMA como modalidade esportiva, a história do UFC nos mostra como pode ser utilizado o seu marketing para atrair mais e mais pessoas para a prática das artes marciais.

O UFC nasceu de uma idéia da família Gracie, eles queriam provar a superioridade do Gracie Jiu Jitsu sobre as outras artes mas fizeram muito mais que isso. Tornaram o Gracie Jiu Jitsu conhecido no mundo todo, ganharam muito dinheiro com sua marca que hoje está consolidada e é muito lucrativa.

Como vivemos num mundo competitivo, logo várias outras artes marciais buscaram formas de vencer o Jiu Jitsu isso levou a mistura de artes marcias (MMA) que temos hoje. Atletas de Muai Thai, Wresteling, Judo, Karatê, boxe e etc, foram aperfeiçoando a sua arte e aprendendo outras e se transformaram nos super atletas que vemos hoje.

Vejamos o exemplo de Lyoto Machida: Começou a treinar Karate com seu pai, mestre Yoshizo Machida, logo que aprendeu a andar. Aos 15 anos ao ver Royce Gracie vencer no UFC quis aprender Jiu Jitsu e assim o fez se tornando faixa preta, aprendeu sumô e wresteling. Tudo isso somado a uma intensa preparação física e psicológica temos um campeão do UFC e um dos maiores atletas de MMA da atualidade. Logo se listarmos as habilidade de Lyoto nas artes marciais encontraremos: Karatê, Jiu Jitsu, Sumô e Wresteling.

O UFC através da sua visibilidade vai levar muita gente as academias querendo aprender a lutar, aos professores de Karatê cabe mostrar a cada um desses interessados que o Karatê é muito mais que apenas aprender a lutar. Uma vez que se comece a praticar o Karatê a pessoa vai entender do que se trata a arte e conquistar todos os seus benefícios. Alguns desistiram do Karatê, outros poderão continuar e se tornar grandes karatecas, outros quem sabe chegaram a disputar eventos de MMA.
Não se pode adivinhar o futuro mas podemos planejá-lo, se algum dia, alguém me perguntar se praticando karatê pode vencer no MMA eu diria que é impossível prever, vencer no MMA de hoje depende muito mais da pessoa que da arte marcial, mas se quiser um lugar para começar sua jornada o Karatê é uma grande e acolhedora casa.

Texto por: Thiago Tosatti

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger