quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Grandes Mestres do Karatê - Kenwa Mabuni



Kenwa Mabuni

Nasceu em 14 de Novembro de 1889, na cidade de Shuri, capital da ilha de Oquinaua na época. Era o segundo filho de uma antiga família de oficiais dos reis de Ryukyu, denominada Shikozu (descendentes de Samurai), membros de sua família serviram a senhores de Ryukyu durante centenas de anos.

Kenwa Mabuni teve seu primeiro contato com o To-de (antigo nome do Karate-do) por volta dos dez anos de idade, através de um ajudante de seu pai que trabalhava em sua casa chamado Zeihaku Matayoshi, com quem aprendeu o kata Naifanchi (Naihanchi Shodan). Porém, foi a saúde precária de Kenwa Mabuni que levou seu pai a procurar nas artes marciais um meio para fortalecer seu corpo.

Kenwa Mabuni foi apresentado por um dos amigos de seu pai ao célebre mestre de Shuri-te, Anko Itosu (1830-1915), que contava com mais de setenta anos na época e era um dos artistas marciais mais famosos da cidade de Shuri. Foi assim que aos 13 anos de idade Kenwa Mabuni começou a praticar as técnicas do Shuri-te, convertendo-se em discípulo de Anko Itosu a quem se manteve fiel até a morte do mestre, aos 85 anos.

Aos vinte anos, Kenwa Mabuni começou a trabalhar como professor suplente na escola primária de Naha. Foi nesta escola que conheceu e travou grande amizade com Chojun Miyagi (1888-1953), que mais tarde viria a fundar o estilo de Karate-do Goju-ryu.

Em 1909, incentivado por Chojun Miyagi, que era um de seus melhores amigos, e apoiado por seu mestre, Anko Itosu, a expandir seu conhecimento marcial, Kenwa Mabuni começou a aprender o Naha-te. Foi por recomendação de Chojun Miyagi que Kenwa Mabuni pode aprender diretamente com Kanryo Higaonna (1853-1915), que vivia em Naha e era o maior expoente deste estilo.

Assim, desde 1909 até meados de 1910 quando ingressou no serviço militar, servindo na guarnição de Kumamoto, e após a conclusão de seu alistamento, dois anos mais tarde, Kenwa Mabuni pode treinar simultaneamente com Anko Itosu e Kanryo Higaonna, que eram os dois mais proeminentes mestres de To-de da ilha de Okinawa desta época.

Em 1912, Kenwa Mabuni concluiu o serviço militar, altura em que, a conselho de Chojun Miyagi, ingressou na escola de polícia de Oquinaua. Dois anos depois, aos 25 anos, tornou-se inspetor de polícia, cargo que ocupou por aproximadamente dez anos.

Seu ofício lhe facilitava o deslocamento por toda a Ryukyu, dando-lhe a oportunidade de visitar diferentes partes do arquipélago. Durante estas viagens teve a oportunidade de conhecer e treinar muitos estilos, inclusive com mestres locais pouco conhecidos, por este motivo teve a oportunidade de resgatar numerosos Kata e técnicas.

O ano de 1915 foi muito triste para Kenwa Mabuni, pois faleceram primeiro Kanryo Higaonna e depois Anko Itosu, com uma diferença inferior a um ano um do outro.

Após a morte de seus mestres, Kenwa Mabuni conheceu e passou a treinar com Seisho Aragaki (1840-1918) que vivia em Kumemura, e ensinava um estilo similar ao Naha-te. Seisho Aragaki também era um reconhecido mestre de Kobujutsu (arte marcial antiga).

Kenwa Mabuni tinha apenas 26 anos na época em que perdeu seus dois mestres e julgava-se ainda muito jovem para prosseguir seu próprio caminho. Então, juntamente com Chojun Miyagi, apenas um ano mais velho, decidiu estabelecer um grupo de pesquisa para o estudo e prática do To-de.

Em 1918, Kenwa Mabuni colocou sua casa a disposição para as reuniões do grupo de estudo que foi nomeado "Ryukyu To-de Kenkyu-kai" (Associação para pesquisa do To-de de Okinawa). Esta associação era formada pelos mestres mais importantes da ilha de Okinawa na época: Choshin Chibana, Gichin Funakoshi, Chotoku Kyan, Choki Motobu, entre outros.

Não levou muito tempo para Kenwa Mabuni transformar-se em um respeitado instrutor de Shuri-te e Naha-te. Em 1918, já havia se tornado uma personalidade importante dentro das artes marciais.

Por volta de 1924, Kenwa Mabuni conheceu Wu Xianhui (1887-1940), um mestre chinês, comerciante de chá, que vivia em Okinawa, cujo nome era pronunciado "Go-genki" no dialeto de local, que ensinava "Bai-he Quan" (punhos da garça branca), proveniente da província de Fujian na China. Os ensinamentos deste mestre tiveram grandes influências no estilo criado por Kenwa Mabuni, que aprendeu com ele os Kata: Nipaipo, Haffa (Hakucho) e Paipuren (Happoren), formas que são até hoje ensinados no Shito-ryu.

Em 1927, Kenwa Mabuni e Chojun Miyagi tiveram a oportunidade de demonstrar e explicar as técnicas e a filosofia do To-de para Jigoro Kano, fundador do Judo. Kenwa Mabuni demonstrou o estilo Shuri-te e Chojun Miyagi demonstrou o estilo Naha-te. Jigoro Kano ficou encantado com a demonstração e comentou sobre a possibilidade da propagação desta arte marcial por todo o Japão.

Inspirado pelas palavras de Jigoro Kano, Kenwa Mabuni decidiu mudar-se para o Japão. Então, no início da Era Showa, em 1929, aos quarenta anos, Mabuni mudou-se com sua família para o Japão, estabelecendo-se em Osaka com o objetivo iniciar a propagação do To-de naquela parte do país.

Kenwa Mabuni faleceu no dia 23 de maio de 1952, aos 62 anos de idade, vitima de ataque cardíaco. A importância de Kenwa Mabuni era tal que sua morte foi anunciada por todo o Japão através do rádio. Em seu sepultamento, no cemitério de Hattori em Osaka, compareceram mais de três mil praticantes de Karate-do.

Citações

"O verdadeiro sentido das artes marciais consiste em aprender a reconhecer e superar nosso verdadeiro inimigo; estar além do impulso de lutar contra os outros; transcender as distrações relacionadas ao ego; e harmonizar o homem com a natureza através da prática rigorosa dos princípios morais, do estudo filosófico e do longo processo de auto-aperfeiçoamento." (Kenwa Mabuni)

"O Karate-do brinda a possibilidade a qualquer pessoa, sem importar sua idade, sexo ou condição, de aprender um sistema de saúde e defesa pessoal incomparável." (Kenwa Mabuni)

"Tal como a leitura de um sutra, que se exprime através da escrita, alimenta a alma e molda o espírito, a "leitura com o corpo" de um Kata, que não é escrito, torna-se um alimento rico para a força física (…) Mesmo que aquele que executa um Kata se aperceba ou não, a influência que um encadeado de movimentos de técnicas exerce sobre o corpo é infinito. A execução séria do Kata fortalece certas partes do corpo, retarda o envelhecimento e renova a energia. Desta forma e sem o saber, o praticante prolonga a sua vida ao mesmo tempo que adquire a capacidade de reagir oportunamente a situações eventuais de perigo." ." (Kenwa Mabuni)

"O Karate-do é uma escola de sabre com as mãos vazias." ." (Kenwa Mabuni)

"A concentração da força (Kiai) é a conseqüência da união entre o divino e o homem." ." (Kenwa Mabuni)

"A técnica deve ser útil (Yo), o movimento deve ter um ritmo fluido (Riu), e dessa combinação deve resultar a beleza (Bi)." ." (Kenwa Mabuni)

"Em um praticante de Karate-do deve prevalecer sempre a pessoa sobre a técnica; é mais importante a qualidade humana que a técnica. Ter Kushin No Ken ou "punho de cavalheiro": essa é a finalidade do praticante". ." (Kenwa Mabuni)

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