Numa competição de Kumitê, o objetivo maior de atleta é conseguir marcar seus pontos sem que o adversários consiga marcar pontos também, isso é obvio, mas para conseguir realizar este "feito" o TAI SABAKI tem uma importância primordial na técnica de qualquer atleta.
O TAI SABAKI não pode ser resumido apenas a esquivas pois é muito mais do que isso. É um conjunto de técnicas de movimentação corporal, ou um método de se posicionar diante de uma situação de enfrentamento. Sua finalidade mor é evitar o enfrentamento direto, evitando, pois, um ataque e, na sequência, deixar a pessoa numa posição vantajosa para o contra-ataque.
Características
O termo em japonês TAI, dentre outros significados, quer dizer corpo. O termo SABAKI, manipulação. TAI SABAKI seria, pois, a manipulação do corpo como um todo, sem se descuidar da realidade que cerca a cena de combate. Pretende-se assim que a um só tempo sejam executados defesa e ataque.
Nesse tipo de deslocamento são usados fundamentalmente quatro movimentos circulares em resposta ao impulso de um atacante, de modo que quem defende, saindo para uma das laterais, possa ficar numa situação de vantagem em relação ao atacante. A despeito de se falar em deslocamento, TAI SABAKI implica deixar o lutador em tal postura que a área de seu corpo que pode ser atingida pelo adversário seja reduzida ao máximo, ou, eventualmente, criar uma área em que possa dissimular seus ataques (shikaku).
Visa-se o afastamento de ataque e não do adversário, haja vista que se alguém quer encerrar um embate físico, não conseguirá esse intento distanciando-se ou fugindo, mas, por outro lado, aproximando-se do outro para aplicar uma técnica decisiva. Quando-se a executar a técnica, deve-se mudar o corpo sem perder o equilíbrio nem a estabilidade, não levantando ou baixando a cabeça (altura do corpo). Da mesma forma, os giros e demais movimentos devem ser realizados em torno de um eixo ideal, que perpassa pelo corpo de cima a baixo, e tendo sempre o fim de retornar a uma postura mais estável, preferencialmente igual a que se executava antes do início do deslocamento.
Os pontos importantes para o TAI SABAKI são:
- A percepção e reação rápida. Desenvolver os seus reflexos é a parte mais difícil, isso deve ser praticado no kihon ippon kumite, e nesse treinamento de yakusoku kumite que você desenvolve seu “timing”, reação e velocidade.você deve aprender a usar suas defesas no último momento, quando o soco ou chute do seu parceiro de treino estiver prestes a acertar-lhe é que deve ser feita a defesa. Dessa forma, se desenvolve a velocidade, reação e percepção dos golpes. Em uma luta tipo Jiu Kumite, não se sabe qual golpe ou estratégia que seu adversário ou parceiro de treino pode usar, e tentar “adivinhar” é muito arriscado, pois você pode usar uma defesa Gedan barai , acreditando que se trata de um maegeri e ser surpreendido por um mawashigeri. Treinando desta forma será possivel perceber qual o golpe que seu adversário ira usar no kumite, mesmo que ele mude de estratégia.
- O fundamento (Kihon) é tão importante quanto a percepção, pois ele vai lhe dar condições de reagir rápido e efetivamente. É comum que no começo você desequilibre na finalização , esses “tombos “podem ser corrigido através das diversas formas de kihon. Os desequilíbrios se deve a postura incorreta , contração errada da musculatura dos membros inferiores ou até mesmo a falta dela, e o uso incorreto do hara tanden juntamente com a respiração adequada.
- O uso do giro correto dos quadris é extremamente necessário, por isso sempre pratique o giro, seja no kihon , kata, ou yakusoku kumite (kihon ippon kumite, kihon sambo kumite, kihon gohon kumite , Jiu Ippon).
Qualquer dúvida ou pergunta a respeito de técnicas Karatê ou formas de treinamento, pode ser colocada nos comentários que responderei a todos.
Obrigado! OSSS!!
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Como bater sem apanhar - TAI SABAKI
09:21
Marcos Roberto Alves
0 comentários:
Postar um comentário