A enorme maioria dos professores são formadores de pessoas, professores forjam o caráter e a personalidade de crianças, jovens e adultos, verdadeiros professores se sentem mais realizados através dos feitos de seus alunos e sentem que seu trabalho foi bem feito e recompensado quando veem seus alunos obtendo o sucesso. Essa caracteristica é o que os professores tem de mais belo em toda a sua vida.
Na esfera esportiva essa característica fica ainda mais exacerbada, muitos professores são verdadeiros guerreiros que lutam dia após dia, por melhores condições de trabalho para sí e principalmente por melhores condições de vida e de desenvolvimento para seus alunos. Não é raro ver professores pagando transporte, uniformes e muitas vezes até refeições para seus alunos/atletas. Ver um aluno se transformar num atleta de destaque é o objetivo e a realização destes abnegados.
Falando mais especificamente sobre os Jogos Regionais, a disparidade entre cidades é muito grande, cidades maiores tem mais recursos e com isso conseguem dominar o quadro de medalhas, isso é natural, mas o que quero demonstrar é que os recursos que poderiam ser utilizados para formação de atletas acabam sendo utilizados na contratação de algumas estrelas, que ao mesmo tempo que engrandecem e desequilibram a competição.
Eu pessoalmente não tenho nada contra um campeão mundial disputar os jogos regionais, como ja disse, se um atleta assim desequilibra, ao mesmo tempo engrandece a competição. Muitos atletas tiveram uma chance única de ver de perto uma estrela do seu esporte. O meu sonho seria que através do trabalho sério que é feito pelos professores e investimentos de prefeituras, patrocinadores e da sociedade, um atleta campeão mundial tivesse sido formado em nossas cidades, e disputasse os jogos regionais não por ter sido contratado, mas por gratidão ao seu professor e orgulho por defender a cidade em que nasceu e foi formado.
Douglas Brose é um grande atleta, merecedor de todas as suas conquistas passadas, e torço para que continue vencendo e enchendo nosso país de orgulho, Mas não foi formado em Ribeirão Preto. Ele é o legítimo campeão da sua categoria nos Jogos regionais de Taquaritinga 2011, a cidade que o contratou só ficou com a pontuação, apenas isso.
Que um dia possamos ver um campeão mundial vencer os Jogos Regionais e abraçar seu professor que o ensinou as técnicas do esporte e o preparou para encarar a vida de frente, e que esse campeão leve ao podia a bandeira de sua cidade, não cidade que o alugou. Acredito que é possível, e vou viver para ver isso.
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Será que vale a pena ganhar de qualquer maneira?
09:15
Marcos Roberto Alves
0 comentários:
Postar um comentário